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Fudge - Sistema de Regras

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Fudge - Sistema de Regras Empty Fudge - Sistema de Regras

Mensagem por Irnit Qua Fev 15, 2012 6:03 am

Os dois modelos de PBF neste forum podem utilizar como sistema de regras, o Fudge. Este sistema foca principalmente o descritivo detalhado, tanto para a criação do personagem, como para as ações jogo, o que considero essencial para um jogo estilo PBF (play by forum).

A seguir serão apresentadas apenas as regras que serão utilizadas no PBF visto que o Fudge é um sistema extremamente maleável e adaptável ao gosto do freguês.

Aqueles que desejarem conhecer mais sobre o Fudge, visitem o site:

http://www.angelfire.com/rpg2/fudgebrasilmg/ (português)

Ou

http://www.fudgerpg.com (site oficial)


Última edição por Irnit em Qua Mar 21, 2012 6:21 am, editado 3 vez(es)
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Fudge - Sistema de Regras Empty Re: Fudge - Sistema de Regras

Mensagem por Irnit Qua Fev 15, 2012 6:31 am

Resolução de Ações e Níveis

O Fudge é um RPG baseado em palavras, portanto, todos os níveis de dificuldade, níveis em perícias e em atributos são baseados nas seguintes palavras:

  • Fantástico
  • Ótimo
  • Bom
  • Médiano
  • Medilcre
  • Ruim
  • Péssimo


Note que quanto mais acima na lista, melhor o nível.
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Fudge - Sistema de Regras Empty Re: Fudge - Sistema de Regras

Mensagem por Irnit Qua Fev 15, 2012 5:22 pm

O custo para aquisição de atributos se da conforme tabela abaixo:
NívelCusto
Fantástico
+3
Ótimo
+2
Bom
+1
Mediano
0
Medilcre
-1
Ruim
-2
Péssimo
-3

Para as perícias Elas levam em conta o nível do atributo e dificuldade de aprendizagem da mesma e seus custos são indicados na tabela abaixo:

Descubra o nível inicial comparando o nível no atributo com a dificuldade da perícia conforme a tabela abaixo. Depois gaste pontos para aumentar as perícias, sendo 1 ponto para cada nível acima e -1 ponto para cada nível abaixo.
Nível do atributoFácilMédioDifícilMD
Péssimo
Péssimo-1
Péssimo-2
Péssimo-3
Péssimo-4
Ruim
Péssimo
Péssimo-1
Péssimo-2
Péssimo-3
Medíocre
Ruim
Péssimo
Péssimo-1
Péssimo-2
Médio
Medíocre
Ruim
Péssimo
Péssimo -1
Bom
Mediano
Medíocre
Ruim
Péssimo
Ótimo
Bom
Mediano
Medíocre
Ruim
Fantástico
Ótimo
Bom
Mediano
Medíocre
Para os níveis Péssimo com um redutor indicado, representa os pontos a mais que precisa gastar para poder ter essa perícia. Exemplo: para ter uma perícia difícil com nível mediano e o atributo que esta se baseia é ruim, ela seria péssima-1, então para chegar em mediano além dos três pontos habituais, teria que gastar +1, ficando um total de 4 pontos gastos.

As Bençãos e Falhas podem ter peso 1 ou 0 se for muito trivial (definido pelo mestre).
As falhas representam pontos negativos que podem ser trocadas por pontos em atributos, perícias ou bençãos na seguinte proporção:

  • 1 falha = 1 benção.
  • 1 falha = 2 níveis de atributos.
  • 1 falha = 6 níveis de perícias.

Obs: Falhas com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.

Durante a criação de personagem, níveis gratuitos podem ser trocados (em qualquer direção) segundo a seguinte proporção:

  • 1 nível de atributo = 3 níveis de perícias.
  • 1 benção = 6 níveis de perícias.
  • 1 benção = 2 níveis de atributos

Obs: Bençãos com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.


Última edição por Irnit em Qui Mar 08, 2012 5:32 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Irnit Qua Fev 29, 2012 12:05 pm

Dados Fudge
Os dados Fudge tem três faces diferentes (+), (-) e ( )

Na resolução de ações são lançados 4dF (ou quatro dados Fudge) e o resultado vai variar de +4 a -4. Para se saber o resultado de uma jogada, elimine cada par de (+) com (-) obtido e também os com resultado zero ( ). O que restar será o seu resultado.

Ex1: Se obtiver num lançamento (+), (+), ( ) e (-), o seu resultado será +1.

Ex2: Se obtiver num lançamento ( ), (-), (-) e (-), o seu resultado será -3.

Deve-se sempre seguir a escala: Fantástico, Ótimo, Bom, Mediano, Medíocre, Ruim e Péssimo.

Somando-se ao nível da perícia o resultado nos dados, obtém o resultado final conforme a escala acima. Este resultado deve ser maior ou igual ao nível de dificuldade definido para aquela ação para que o personagem seja bem sucedido.

Exemplo de teste:
Nathaniel, que tem uma perícia de Arqueria Boa, está participando de um torneio de arquerismo. O jogador rola 4dF, usando o sistema descrito acima. Se obtiver um 0, ele obtém um resultado igual ao nível da perícia de Nathaniel: nesse caso, Boa. Se ele rolasse +1, porém, ele ia conseguir um resultado Ótimo, já que Ótimo é um nível maior que sua perícia Boa de Arqueria. Se ele tivesse rolado um -3, o azarado do Nathaniel teria conseguido apenas um resultado Ruim.


Resultados críticos
Sempre que um personagem conseguir um resultado 4 níveis acima do nível de dificuldade, este será um sucesso crítico que terá benefícios extras conforme decisão do mestre. Da mesma forma, um resultado 4 níveis abaixo do nível de dificuldade representará uma falha crítica que terá consequências desastrosas definidas pelo mestre.
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