Fudge - Sistema de Regras
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Fudge - Sistema de Regras
Os dois modelos de PBF neste forum podem utilizar como sistema de regras, o Fudge. Este sistema foca principalmente o descritivo detalhado, tanto para a criação do personagem, como para as ações jogo, o que considero essencial para um jogo estilo PBF (play by forum).
A seguir serão apresentadas apenas as regras que serão utilizadas no PBF visto que o Fudge é um sistema extremamente maleável e adaptável ao gosto do freguês.
Aqueles que desejarem conhecer mais sobre o Fudge, visitem o site:
http://www.angelfire.com/rpg2/fudgebrasilmg/ (português)
Ou
http://www.fudgerpg.com (site oficial)
A seguir serão apresentadas apenas as regras que serão utilizadas no PBF visto que o Fudge é um sistema extremamente maleável e adaptável ao gosto do freguês.
Aqueles que desejarem conhecer mais sobre o Fudge, visitem o site:
http://www.angelfire.com/rpg2/fudgebrasilmg/ (português)
Ou
http://www.fudgerpg.com (site oficial)
Última edição por Irnit em Qua Mar 21, 2012 6:21 am, editado 3 vez(es)
Re: Fudge - Sistema de Regras
Resolução de Ações e Níveis
O Fudge é um RPG baseado em palavras, portanto, todos os níveis de dificuldade, níveis em perícias e em atributos são baseados nas seguintes palavras:
Note que quanto mais acima na lista, melhor o nível.
O Fudge é um RPG baseado em palavras, portanto, todos os níveis de dificuldade, níveis em perícias e em atributos são baseados nas seguintes palavras:
- Fantástico
- Ótimo
- Bom
- Médiano
- Medilcre
- Ruim
- Péssimo
Note que quanto mais acima na lista, melhor o nível.
Re: Fudge - Sistema de Regras
O custo para aquisição de atributos se da conforme tabela abaixo:
Para as perícias Elas levam em conta o nível do atributo e dificuldade de aprendizagem da mesma e seus custos são indicados na tabela abaixo:
Descubra o nível inicial comparando o nível no atributo com a dificuldade da perícia conforme a tabela abaixo. Depois gaste pontos para aumentar as perícias, sendo 1 ponto para cada nível acima e -1 ponto para cada nível abaixo.
Para os níveis Péssimo com um redutor indicado, representa os pontos a mais que precisa gastar para poder ter essa perícia. Exemplo: para ter uma perícia difícil com nível mediano e o atributo que esta se baseia é ruim, ela seria péssima-1, então para chegar em mediano além dos três pontos habituais, teria que gastar +1, ficando um total de 4 pontos gastos.
As Bençãos e Falhas podem ter peso 1 ou 0 se for muito trivial (definido pelo mestre).
As falhas representam pontos negativos que podem ser trocadas por pontos em atributos, perícias ou bençãos na seguinte proporção:
Obs: Falhas com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.
Durante a criação de personagem, níveis gratuitos podem ser trocados (em qualquer direção) segundo a seguinte proporção:
Obs: Bençãos com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.
Nível | Custo |
Fantástico | +3 |
Ótimo | +2 |
Bom | +1 |
Mediano | 0 |
Medilcre | -1 |
Ruim | -2 |
Péssimo | -3 |
Para as perícias Elas levam em conta o nível do atributo e dificuldade de aprendizagem da mesma e seus custos são indicados na tabela abaixo:
Descubra o nível inicial comparando o nível no atributo com a dificuldade da perícia conforme a tabela abaixo. Depois gaste pontos para aumentar as perícias, sendo 1 ponto para cada nível acima e -1 ponto para cada nível abaixo.
Nível do atributo | Fácil | Médio | Difícil | MD |
Péssimo | Péssimo-1 | Péssimo-2 | Péssimo-3 | Péssimo-4 |
Ruim | Péssimo | Péssimo-1 | Péssimo-2 | Péssimo-3 |
Medíocre | Ruim | Péssimo | Péssimo-1 | Péssimo-2 |
Médio | Medíocre | Ruim | Péssimo | Péssimo -1 |
Bom | Mediano | Medíocre | Ruim | Péssimo |
Ótimo | Bom | Mediano | Medíocre | Ruim |
Fantástico | Ótimo | Bom | Mediano | Medíocre |
As Bençãos e Falhas podem ter peso 1 ou 0 se for muito trivial (definido pelo mestre).
As falhas representam pontos negativos que podem ser trocadas por pontos em atributos, perícias ou bençãos na seguinte proporção:
- 1 falha = 1 benção.
- 1 falha = 2 níveis de atributos.
- 1 falha = 6 níveis de perícias.
Obs: Falhas com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.
Durante a criação de personagem, níveis gratuitos podem ser trocados (em qualquer direção) segundo a seguinte proporção:
- 1 nível de atributo = 3 níveis de perícias.
- 1 benção = 6 níveis de perícias.
- 1 benção = 2 níveis de atributos
Obs: Bençãos com peso 0 valem apenas metade dos valores indicados acima.
Última edição por Irnit em Qui Mar 08, 2012 5:32 am, editado 1 vez(es)
Re: Fudge - Sistema de Regras
Dados Fudge
Os dados Fudge tem três faces diferentes (+), (-) e ( )
Na resolução de ações são lançados 4dF (ou quatro dados Fudge) e o resultado vai variar de +4 a -4. Para se saber o resultado de uma jogada, elimine cada par de (+) com (-) obtido e também os com resultado zero ( ). O que restar será o seu resultado.
Ex1: Se obtiver num lançamento (+), (+), ( ) e (-), o seu resultado será +1.
Ex2: Se obtiver num lançamento ( ), (-), (-) e (-), o seu resultado será -3.
Deve-se sempre seguir a escala: Fantástico, Ótimo, Bom, Mediano, Medíocre, Ruim e Péssimo.
Somando-se ao nível da perícia o resultado nos dados, obtém o resultado final conforme a escala acima. Este resultado deve ser maior ou igual ao nível de dificuldade definido para aquela ação para que o personagem seja bem sucedido.
Exemplo de teste:
Nathaniel, que tem uma perícia de Arqueria Boa, está participando de um torneio de arquerismo. O jogador rola 4dF, usando o sistema descrito acima. Se obtiver um 0, ele obtém um resultado igual ao nível da perícia de Nathaniel: nesse caso, Boa. Se ele rolasse +1, porém, ele ia conseguir um resultado Ótimo, já que Ótimo é um nível maior que sua perícia Boa de Arqueria. Se ele tivesse rolado um -3, o azarado do Nathaniel teria conseguido apenas um resultado Ruim.
Resultados críticos
Sempre que um personagem conseguir um resultado 4 níveis acima do nível de dificuldade, este será um sucesso crítico que terá benefícios extras conforme decisão do mestre. Da mesma forma, um resultado 4 níveis abaixo do nível de dificuldade representará uma falha crítica que terá consequências desastrosas definidas pelo mestre.
Os dados Fudge tem três faces diferentes (+), (-) e ( )
Na resolução de ações são lançados 4dF (ou quatro dados Fudge) e o resultado vai variar de +4 a -4. Para se saber o resultado de uma jogada, elimine cada par de (+) com (-) obtido e também os com resultado zero ( ). O que restar será o seu resultado.
Ex1: Se obtiver num lançamento (+), (+), ( ) e (-), o seu resultado será +1.
Ex2: Se obtiver num lançamento ( ), (-), (-) e (-), o seu resultado será -3.
Deve-se sempre seguir a escala: Fantástico, Ótimo, Bom, Mediano, Medíocre, Ruim e Péssimo.
Somando-se ao nível da perícia o resultado nos dados, obtém o resultado final conforme a escala acima. Este resultado deve ser maior ou igual ao nível de dificuldade definido para aquela ação para que o personagem seja bem sucedido.
Exemplo de teste:
Nathaniel, que tem uma perícia de Arqueria Boa, está participando de um torneio de arquerismo. O jogador rola 4dF, usando o sistema descrito acima. Se obtiver um 0, ele obtém um resultado igual ao nível da perícia de Nathaniel: nesse caso, Boa. Se ele rolasse +1, porém, ele ia conseguir um resultado Ótimo, já que Ótimo é um nível maior que sua perícia Boa de Arqueria. Se ele tivesse rolado um -3, o azarado do Nathaniel teria conseguido apenas um resultado Ruim.
Resultados críticos
Sempre que um personagem conseguir um resultado 4 níveis acima do nível de dificuldade, este será um sucesso crítico que terá benefícios extras conforme decisão do mestre. Da mesma forma, um resultado 4 níveis abaixo do nível de dificuldade representará uma falha crítica que terá consequências desastrosas definidas pelo mestre.
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